No entanto, medir as ações de marketing digital não é uma tarefa muito difícil.
Atualmente, existem várias ferramentas que auxiliam ou fazem quase todo o trabalho por você.
As modernidades são conhecidas por disponibilizarem dados valiosos para serem interpretados.
Pensando em te ajudar, preparamos esse conteúdo.
Para que você entenda melhor sobre as mensurações de resultados, além de como fazer e indicadores que vão te ajudar nessa tarefa.
Continue a leitura!
Indíce
Por que focar na mensuração das ações de marketing digital
Entender o que queremos alcançar e saber como atingir os resultados são os pontos principais.
Que fazem da mensuração das ações, funções importantes para qualquer empresa.
Portanto, o marketing tem a capacidade de atrair novos leads através das redes sociais, e-mail marketing e muitas outras formas.
Mas, se não existir ferramentas e o hábito de medir os resultados, se torna bem difícil identificar qual desses canais é o melhor.
Focar na mensuração de ações é uma forma simples e completa de acompanhar todo o desempenho do marketing e vendas da maneira certa.
Criando uma sensação de segurança para o seu negócio.
Como medir ações de marketing digital
Alguns elementos são extremamente importantes para começar a medir suas ações de marketing digital.
Nesse caso, existem dicas indispensáveis para que tudo saia da melhor forma possível.
Uma boa opção, se dá pelo uso de voucher.
Uma forma de fidelizar o cliente, pois fortalece uma boa comunicação entre empresa e clientes.
Vamos as dicas para medir ações de marketing digital:
- Defina as métricas;
- Calcule as taxas de conversão entre as etapas;
- Identifique os objetivos da empresa;
- Selecione as melhores landing pages;
- Conheça as ferramentas para colocar as estratégias em prática;
- Gere relatórios para que as análises sejam corretas.
Vantagens de medir as ações de marketing digital
Com a mensuração das ações de marketing digital, é possível identificar o retorno sobre investimento -ROI e o Custo de Aquisição – CAC, de uma maneira bem simples.
Entretanto, os seus objetivos e ferramentas possibilitam que as métricas sejam analisadas em tempo real, podendo definir toda efetividade das ações.
Ou seja, se tem clareza sobre a maneira que o seu dinheiro está sendo gasto e qual o retorno ele está proporcionando para o seu negócio.
De forma simples, é um método para continuar investindo em ações que apresentam um melhor retorno, ajustando as estratégias em busca de resultados cada vez melhores.
6 indicadores para medir as ações de marketing digital
Em sua maioria, os indicadores para medir ações de marketing digital podem ser usados inclusive para o marketing de uma maneira geral.
E os indicadores devem fazer sentido para o meio em que se está utilizando.
Pensando assim em alinhar com as métricas das redes sociais, das campanhas de anúncios pagos e das ações de e-mail marketing.
Com eles, fica mais fácil medir os resultados e assim, pensar nas estratégias sempre com muita agilidade e eficiência.
Confira 6 dos indicadores mais importantes:
#1 ROI
O ROI (return on investiment), também conhecido como Retorno Sobre Investimentos, serve para identificar quanto a empresa gera de receita com os investimentos.
Com esses indicadores é possível saber exatamente se o investimento está ou não trazendo resultados positivos.
Para calcular, pegue o faturamento gerado e subtraia pelo investimento feito.
Com o resultado, divida pelo investimento e multiplique por 100.
#2 Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC, mostra o custo da empresa para adquirir cada cliente.
O cálculo é baseado na soma dos investimentos realizados pelo marketing e vendas, dividido pelo número de clientes conquistados em um determinado período.
Essa métrica é essencial para medir a saúde financeira da empresa.
E pode ser estratégica para identificar se a gestão de clientes tem sido assertiva.
#3 Custo Por Clique (CPC)
Uma forma de cobrança dos anúncios pagos, onde esse pagamento é feito pelo número de cliques realizados.
Para medir esse custo, será preciso dividir o valor total gasto, pelo número de cliques recebidos por anúncio.
#4 Taxa de conversão
Trata-se de uma determinada porcentagem de usuários que fazem as ações desejadas, seja o preenchimento de formulários, cadastros em newsletter ou anúncios em redes sociais.
Quando a taxa de conversão é medida, se torna possível descobrir se a campanha está ou não atraindo audiência.
E com isso fazer uma gestão comercial, para aumentar ainda mais as vendas e aprimorar a produtividade da equipe.
#5 Alcance da campanha de marketing
É uma métrica de desempenho dos anúncios em mídias patrocinadas.
Estão diretamente ligados com a quantidade de pessoas diferentes conectadas por meio de uma publicação.
Esse alcance da campanha, pode ser calculado levando em conta apenas as pessoas que se encaixem em um critério pré definido ou o total bruto de pessoas alcançadas.
Com esse indicador, pode-se também, redefinir o plano, selecionar palavras-chaves melhores, aumentar ou diminuir a segmentação, e etc.
#6 Visitas recorrentes
Analisa apenas as pessoas que entram no seu site e resolvem voltar depois.
Quanto mais visitas recorrentes, melhor, se tornando uma forma de entender que as pessoas estão gostando do que encontram desde o primeiro acesso.
Fazendo com que queiram voltar mais vezes.
Utilizar essas métricas é uma forma de manter a sua empresa em constante melhoria.
Isso acaba se tornando vantagens competitivas para o negócio, uma vez que entende exatamente qual será o retorno de todas essas ações.
Agora que já sabe tudo sobre mensuração das ações de marketing digital, conheça o Good Intelligence.
A forma certa de deixar a sua marca conhecida!