[vc_row full_width=”stretch_row” column_spacing=”50″ parallax=”content-moving” css=”.vc_custom_1583174975421{padding-top: 50px !important;}”][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para compreender o mercado, os negócios necessitam ter uma visão abrangente do que os rodeia. 

Propomos a intersecção das necessidades dos clientes, da oferta concorrência e das capacidades da empresa.

Encontrar o espaço da Proposta Única de Valor[/vc_column_text][vc_single_image image=”26901″][vc_column_text]CLIENTE & MERCADO

CONCORRÊNCIA

EMPRESA

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” parallax=”content-moving” css=”.vc_custom_1583175032287{padding-top: 50px !important;padding-bottom: 50px !important;background-color: #004672 !important;}”][vc_column][vc_column_text color=”#ffffff”]

QUAL A PROFUNDIDADE DO ESTUDO DO CLIENTE?

Existem níveis de estudo do mercado:

1º Dados já acessíveis, muitas vezes do online | Barato | Rápido

2º Dados que a própria empresa pode accionar -> SWOT, Porter 5 forces,…

3º Dados acedidos através de consultoras especializados | Caro | Demora[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1521977780924{padding-top: 100px !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text css=”.vc_custom_1583178684525{margin-bottom: 60px !important;}”]

Os estudos rápidos e baratos

Vejamos dois exemplos:

As estatísticas que as diversas instituições como o Banco de Portugal e o INE, são uma boa base de sustentação.

Os dados do SEO e das redes sociais permitem saber a dimensão do mercado online, e o que as pessoas procuram. Se existem 10.000 pesquisas de “canas de pesca” em Lisboa, ficamos com uma ideia do potencial online.

[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1585486164548{margin-bottom: 60px !important;}”]

Quais são as consultoras que oferecem estudos

A Marktest é um das empresas que fornece o serviços de estudos de mercado. A Euromonitor tem diversos estudos que podem ser comprados. Mas também pode aferir quais são as maiores consultoras de estudo de mercado do mundo, de acordo com as receitas:

consultoras estudo de mercado

A escolha não deve passar pela que se paga mais, mas sim de acordo com as necessidades de informação dos gestores da empresa.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1583182168990{margin-bottom: 60px !important;}”]

Alternativas aos Estudos de Mercado

Digamos que qualquer estudo, técnica, processo que tenha como objectivo conhecer melhor o mercado não deixa de ser estudo de mercado.

Para explorar novas soluções de produtos ou serviços o Design Thinking é uma excelente solução. Também o Canvas Business Model tem sido usado como forma de lançar novos negócios.

Não existe um estudo de mercado para todos, o Gestor deve procurar as melhores fontes de informação para apoiar o Plano de Negócios.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1583182678132{margin-bottom: 60px !important;}”]

O pior Estudo de Mercado

Um estudo de mercado que tenha como objectivo a obtenção de financiamento, é contraproducente.

Os dados serão manipulados para que a financiadora empreste o dinheiro. É apenas um custo de financiamento.

Se o documento, servir de apoio para o plano de negócios, então a empresa começa a ter problemas de gestão. Aposta em mercados que não são relevantes, perde oportunidades de mercado.

economia global[/vc_column_text][vc_column_text]

Os estudos do mercado são personalizados

Cada indústria tem a sua especificidade. Existem as que os prescritores têm larga influência, existem negócios em status quo.

Também os gestores têm focos diferentes. Podem querer focar mais na concorrência, no processo de decisão do cliente, na percepção da marca.

A fase em que o negócio se encontra é muito relevante. Uma start up tem necessidades de informação diferentes das empresas já implementadas à mais de 80 anos.

EXPERIMENTE A ABORDAGEM RÁPIDA[/vc_column_text][vc_single_image image=”27446″ img_size=”medium” alignment=”center” css=”.vc_custom_1583178915965{margin-top: 30px !important;}”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vcex_image_banner heading=”Peça-nos os dados livres” heading_tag=”h4″ caption=”” link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fmarcacao-de-reuniao-questoes%2F|title:Marca%C3%A7%C3%A3o%20de%20Reuni%C3%A3o%20%26%20Quest%C3%B5es||” heading_font_size=”19″ image=”5964″ overlay_color=”#062266″ overlay_opacity=”0.9″][vcex_image_banner heading=”Marque uma reunião com Gestores” heading_tag=”h4″ caption=”” link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fmarcacao-de-reuniao-questoes%2F|title:Marca%C3%A7%C3%A3o%20de%20Reuni%C3%A3o%20%26%20Quest%C3%B5es||” heading_font_size=”19″ image=”5964″ overlay_color=”#960938″ overlay_opacity=”0.9″][/vc_column][/vc_row]