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Marketing Analyst é uma profissão menos procurada em Portugal

Segundo as tendências das palavras chave, do google trends, o termo “marketing analyst” ou mesmo “analista de marketing”, nem aparecem com pesquisas suficientes no final de 2019:

marketing analyst em portugal

 

 

 

Enquanto no SemRush, pesquisou-se a diferença entre Portugal e Espanha, e o resultado é que em Portugal existe uma média de 470 pesquisas associadas por mês, enquanto em Espanha existe 2600:[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”28070″ style=”vc_box_shadow”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”28071″ style=”vc_box_shadow”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text css=”.vc_custom_1574004781889{margin-bottom: 75px !important;}”]Só que em Portugal, existe um enfoque em trade marketing analyst, e depois é mais procurado o analista na área digital, em Espanha o foco é para analista de marketing genérico.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1573757185876{margin-top: 60px !important;}”]

Qual tem sido a procura “analista de marketing” nas pesquisas Google?

Olhando para o lado das pesquisas, quer para quem procura emprego ou clientes, ou para quem procura saber mais, o tipo de pesquisas indicam que se procura mais para o digital, mais concretamente web analista ou analista marketing digital:

Keyword Volume Mensal
trade marketing analyst 90
analista marketing digital 90
digital marketing analyst 70
social media marketing analyst 70
analista marketing digital salario 40
o que faz um analista de marketing 40
digital marketing data analyst 30
market analyst skills 30
market intelligence analyst 30
market intelligence analyst salary 30
marketing analyst 30
analista de marketing 30
analista de marketing digital 30
analista de marketing digital o que faz 20
analista de marketing em mídias sociais 20
analista trade marketing 20
bloomberg market data analyst 10

 

Fazendo uma pesquisa pelo termo “analista de marketing”, na primeira página da google, 60% destas pesquisas são relacionados com emprego, umas no linkedin, outras no Brasil. É uma profissão e não é de estranhar.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1574004877991{margin-top: 60px !important;margin-bottom: 75px !important;}”]

Qual o salário do Analista de Marketing?

Existem várias referências, tudo depende do contributo que o analista pode dar ao negócio. Em empresas com o negócio 100% online, o analista de marketing, ou melhor analista de marketing digital é muito importante.

Mas numa empresa, que está num estado inicial de maturidade digital, é recomendável recrutar o outsourcing como a Good Intelligence.

Para referência o salário no Brasil, segundo a Glassdor, com base em 115 registos, é:

Marketing Analyst em Portugal 1

Enquanto em Portugal, apenas com base em 4:

Marketing Analyst em Portugal 2

 

Qual a nossa opinião?

Temos visto empresas que não têm dimensão para ter “marketing analyst”, e estão a recrutar. Não acreditamos que possam ser úteis a 100% da actividade de “análise” durante um ano inteiro.

Talvez, depois divirjam  as suas capacidades para manter o seu lugar.

Um analista junior não faz sentido sem que exista uma boa ligação, quem saiba o que exigir da pessoa. O salário deve ser 20% acima dos juniors da própria empresa.

O salário do Senior deve estar enquadrado com o da organização, acima dos €40.000/ano, podendo chegar aos €80.000/ano, se for numa grande empresa,[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1574004941866{margin-bottom: 75px !important;}”]

Quais são os skills do analista de marketing?

Em termos técnicos o analista de marketing pode ter algumas abordagens. Em qualquer uma delas a inteligência emocional (a verdadeira, que não a “capacidade de tangas”) e capacidade de expressão, são sempre requeridas.

 

1 – Compreensão do negócio

Uma capacidade pouco pedida, mas fundamental para se poder fazer um trabalho com impacto. Deve combinar a capacidade de aferir os resultados financeiros, de aferir as capacidades da empresa, da proposta de valor, do ambiente em que se rodeia.

 

2 – Modelos de Gestão de Marketing

Quando nos referimos aos modelos de gestão, deve ser a capacidade de introduzir nas alturas certas os modelos que mais ajudam.

Alguns são fundamentais: customer journey, client persona, funil de marketing.

O analista deve chamar os modelos que são pertinentes para o marketing.

 

3 – Extracção de dados

A extracção de dados, passa por pegar em dados, ou fazer com que eles aconteçam.

Por exemplo para extrair os dados do website, é necessário saber configurar o google analytics, e profissionalmente através do google tag manager.

Também, o google search console e a plataforma SEO são ferramentas necessárias para fazer analytics para o canal orgânico.

Existem dados como os das redes sociais , CRM, automation que normalmente já vêm “tratados”.

Um dos maiores esforços, numa fase inicial, é a consolidação de toda a informação na mesma plataforma.

 

4 – KPIs e democratização da informação

Para uma gestão autocrática, os KPIs são para apenas para alguns.

Mas numa gestão com objectivos definidos, os dashboards, alertas, relatórios devem ser construídos na altura certa para a pessoa certa.

Para dar exemplo, pode ser feito um dashboard para um copywriter onde ele pode aferir se os seus artigos são lidos até ao fim, se contribuem para os objectivos, e em comparação com os seus colegas.

 

5 – Data mining

Pode ou não ter que fazer parte do perfil.

O data mining é a descoberta de padrões estatísticos que podem constituir uma oportunidade de negócio. Neste video de Bernard Marr – Big Data in practice 2016, mostra alguns case studies.

 

6 – Apresentação da informação e visualização

A forma como os relatórios são apresentados tem influencia.[/vc_column_text][vc_column_text]

Quais são as ferramentas para fazer o trabalho de Data Analyst?

O âmbito do trabalho do analista de marketing pode pedir algumas capacidades técnicas. Algumas são básicas e comum a todos os ramos desta profissão. As ferramentas da Microsoft, como o Powerpoint e o Excel são sempre necessários.

 

Na área do marketing digital

O google analytics, google tag manager, os social analytics, emailing analytics são a base de trabalho para o analista. O CRM com ou sem automation é a plataforma que se deve dar acesso obrigatório.

Uma das capacidades fundamentais que consideramos para o analista web é o SEO. A sua capacidade básica é para compreender a intenção das pesquisas web.

 

Pesquisas de Mercado

As pesquisas de mercado normalmente pede mais capacidades estatísticas, e aqui podem usar as ferramentas estatísticas básicas ou mesmo o R ou Python.

 

Sales analytics + Marketing analytics

Para empreender nesta posição, os profissionais devem ter acesso aos sistemas de informação das próprias  plataformas ERP, como SAP tem.

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