OS KPIs FINANCEIROS E ECONÓMICOS EXPLICADOS À GESTÃO DE TOP
Confirmamos que o Gestor Português tem menos apetência para os números. Talvez por isso, na Europa, as empresas nacionais são das que têm mais problemas financeiros.
Queremos que o Gestor tenha um sistema de informação financeira que lhe permita o equilíbrio sustentado:
- evitar e/ou corrigir o colapso financeiro, através das previsões de tesouraria de curto prazo (12 meses) com elevada precisão;
- apoio à decisão de investimentos de longo prazo com base no retorno de investimento e crescimento sustentado do negócio;
- definição da aplicação dos excessos financeiros.
OS 2 KPIS MAIS COMUNS
Na realidade são indicadores de resultados e não de performance como o “P” de KPI, indica. Na nossa abordagem, o Gerente aprende que estes indicadores são usados após um período de Gestão e não para a corrigir.
AUTONOMIA FINANCEIRA
Um dos rácios financeiros mais comuns.
O gestor deve saber acompanhar o rácio da sua própria empresa, bem como olhar para os dos clientes, fornecedores e concorrentes.
SOLVABILIDADE
Também um dos rácios financeiros mais comuns, e até se pode dizer que é equivalente ao do autonomia financeira.
Aqui o gestor interpreta a relação dos capitais próprios da empresa com o que a empresa deve. Quando atinge um certo valor mínimo, os alarmes deverão tocar para fugir desse estado.
OS KPIS FINANCEIROS PARA A SUA EMPRESA
É relevante saber o retorno do investimento, qual é a rentabilidade comparativa com a concorrência, saber onde é que a empresa ser mais competitiva.
A nossa abordagem é positiva, focando-se onde é que a empresa pode render mais e tornar-se mais forte.
CRITICA DE UM DASHBOARD DE KPIS FINANCEIROS
Um dashboard pode ter como objectivo uma rápida visão do que, em geral, se está a passar. Ou ter como objectivo, determinar se determinadas estratégias ou iniciativas estão a dar resultados.
GERAL – Este dashboard financeiro, indica tratar-se de um dashboard geral.
BUDGET – Este donut não faz sentido no contexto de análise mensal. Só fará sentido durante a preparação do próprio Budget.
NEXT COMPANY MEETINGS – uma espécie de countdown que não faz sentido.
BALANCE SHEET – modelo não utilizado pelos financeiros portugueses. Neste caso é procurado saber qual a riqueza acumulada. Normalmente é mais relevante saber a liquidez.
EXPENDITURE – gastos, período não coincide com o dos revenues, levando a uma distorção. Os períodos primários devem ser todos coincidentes.