KPI’s de Gestão – com Exemplos

kpis de gestão
KPIs de Gestão são apenas alguns, estão relacionados com a performance operacional e devem-se permitir poder actuar imediatamente.

K significa que é fundamental

Os indicadores de performance apenas associados aos factores críticos de sucesso, normalmente muito poucos.

Indicador de Performance = PI

Um indicador normal, ou PI (indicador de performance sem K), pode ser fundamental para um departamento ou secção, mas não per si para o negócio.

Diferença entre Result Indicators e Performance Indicadors

Os RI são as vendas, são os resultados operacionais, as taxas de ocupação do hotel. Os PI focam-se na performance e que podem ser controlados.

6  CARACTERÍSTICAS DOS KPIS DE GESTÃO

Para melhor compreender como introduzir os KPIs na sua Empresa, enumeramos a caracterização dos KPIs. Uma característica não elimina o enquadramento.

  1. Não são medidas financeiras, expressas em Euros, Reais ou outra divisa;
  2. São medidos frequentemente, semanalmente ou diariamente;
  3. O CEO ou Gestão Senior atuam diretamente por causa deles;
  4. Indicam claramente uma iniciativa do pessoal, e acesso à hierarquia;
  5. Significam iniciativa focada ao invés de jogos de politica interna;
  6. Têm um impacto significativo no negócio.

 

KPIs Funcionais:

 

KPIs por Indústria:

 

KPIs por plataforma:

  • Google Analytics
  • Google Search Console, SEMRush, Ahrefs,…
  • Facebook, Instagram

ORIGEM DOS KPIS DE GESTÃO

Embora já tinham sido inventados, foram os balanced scored cards (BSC) que introduziram os KPIs na gestão moderna.

O BSC apareceu como reacção à falha da gestão apenas baseada em indicadores financeiros.

As empresas são mais do que isso, é também o conhecimento adquirido, a relação com o cliente e a performance operacional.


Hoje os KPIs podem ser usados através de outros modelos de gestão como:

  • Objective Key Results
  • Growth Hacking
  • Estratégia e Objectivos Genérico
  • Coaching

Todos têm em comum a definição dos Objectivos e o principio da melhoria continua.

PROCESSO DE ESCOLHA DOS KPIs 

A forma purista de escolha e implementação de KPIs é a elaborada por David Parameter e que passa por um processo estruturado da seguinte forma:

  • Compromisso sério e sem cinismos da Gestão de Top
  • Definir uma equipa interna de implementação de KPIs
  • Desenvolver uma estratégia envolvente de desenvolvimento de KPIs
  • Envolver os funcionários da Empresa na cultura dos KPIs
  • Identificar os fatores criticos de sucesso do negócio
  • Registar os indicadores numa base de dados.
  • Selecionar os indicadores para cada equipa.
  • Eleger os KPIs que têm impacto no negócio em Geral.
  • Desenvolver o modelo de reporting.
  • Facilictar a utilização dos KPIs
  • Refinar os KPIs e fazer a sua manutenção.

Acreditamos que os processos de introdução de KPIs deve ser gradual, e não devem perturbar as organizações. Existem processos de introdução, quer através dos Objectivos em Geral, OKR, BSC e outros, que foram demasiado rápidos.

EXEMPLO SIMPLIFICADO DE DEFINIÇÃO DE KPIs DE GESTÃO

Vamos supor que a empresa tem como actividade a venda B2B de máquinas industriais. Ainda se encontra na fase do prospecção, apenas tem 10% dos contactos do mercado.

É claro que o objectivo máximo são as vendas. Mas como é que as podemos atingir?


Os KPIs não podem ser muitos. Mas um dos que nos parece fundamental: numero de contactos novos adquiridos por semana.

Este conceito serve apenas para empresas target e para os Engenheiros de fábrica. Apenas significa que tomaram conhecimento da marca, ao mesmo tempo que se conseguiu o contacto. Pode ter sido por troca de um manual.


Também a marcação de reuniões com esses contactos são fundamentais, uma vez que faz parte do processo de venda: marcações de reuniões / almoços com o representante comercial, por semana.

No processo comercial, depois do vendedor conhecer a fase de compra, é KPI:  quantas demonstrações de equipamentos foram feitas por mês.

Estes 3 indicadores devem ser chave para a existência da empresa. Sem produtividade, performance destas atividades o negócio não pode prosperar, não vende.

Existe depois os indicadores de taxa de conversão. Mas nesta fase, a empresa focar mais em dar-se a conhecer.

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