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Os KPI de Gestão são apenas alguns, e devem permitir poder atuar imediatamente.

Os restantes indicadores, são apenas PIs

Lista com 3000 KPIs de Gestão

K significa “chave”, quer dizer que é fundamental

Quando escolher um indicador do tipo KPI, assuma a sua extrema importância para o negócio. Se ele não reflecte essa relevância, ou factor critico de sucesso, então é um indicador normal.

O que é apenas indicador é PI

Um indicador normal, ou PI (indicador de performance sem K), pode ser fundamental para um departamento ou secção, mas não per si para o negócio.

Result Indicadors

Os Result Indicators traduzem o resultado de uma atividade, são numéricos, já passou alguma tempo, têm mais cariz financeiro.

Diferença entre Result Indicators e Performance Indicadors

Os RI são as vendas, são os resultados operacionais, as taxas de ocupação do hotel. Os PI focam-se na performance e que podem ser controlados.

6  CARACTERÍSTICAS DOS KPIS DE GESTÃO

Para melhor compreender como introduzir os KPIs na sua Empresa, enumeramos a caracterização dos KPIs. Uma característica não elimina o enquadramento.

Não são medidas financeiras, expressas em Euros, Reais ou outra divisa;
São medidos frequentemente, semanalmente ou diáriamente;
O CEO ou Gestão Senior atuam diretamente por causa deles;
Indicam claramente uma iniciativa do pessoal, e acesso à hierquia;
Significam iniciativa focada ao invés de jogos de politica interna;
Têm um impacto significativo no negócio.
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Somos especialistas em KPIs usando o modelo OKR.
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ORIGEM DOS KPIS DE GESTÃO

Embora já tinham sido inventados, foram os balanced scored cards (BSC) que introduziram os KPIs na gestão moderna.

O BSC apareceu como reacção à falha da gestão apenas baseada em indicadores financeiros.

As empresas são mais do que isso, é também o conhecimento adquirido, a relação com o cliente e a performance operacional.

 


Hoje os KPIs podem ser usados através de outros modelos de gestão como:

Todos têm em comum a definição dos Objectivos e o principio da melhoria continua.

PROCESSO DE ESCOLHA DOS KPIs 

A forma purista de escolha e implementação de KPIs é a elaborada por David Parameter e que passa por um processo estruturado da seguinte forma:

Compromisso sério e sem cinismos da Gestão de Top
Definir uma equipa interna de implementação de KPIs
Estabelecer uma cultura “Just Do It”
Desenvolver uma estratégia envolvente de desenvolvimento de KPIs
Envolver os funcionários da Empresa na cultura dos KPIs
Identificar os fatores criticos de sucesso do negócio
Registar os indicadores numa base de dados.
Selecionar os indicadores para cada equipa.
Eleger os KPIs que têm impacto no negócio em Geral.
Desenvolver o modelo de reporting.
Facilictar a utilização dos KPIs
Refinar os KPIs e fazer a sua manutenção.

Acreditamos que os processos de introdução de KPIs deve ser gradual, e não devem perturbar as organizações. Existem processos de introdução, quer através dos Objectivos em Geral, OKR, BSC e outros, que foram demasiado rápidos.

EXEMPLO SIMPLIFICADO DE DEFINIÇÃO DE KPIs DE GESTÃO

Vamos supor que a empresa tem como actividade a venda B2B de máquinas industriais. Ainda se encontra na fase do prospecção, apenas tem 10% dos contactos do mercado.

É claro que o objectivo máximo são as vendas. Mas como é que as podemos atingir?


Os KPIs não podem ser muitos. Mas um dos que nos parece fundamental :

  • numero de contactos novos adquiridos por semana.

Este conceito serve apenas para empresas target e para os Engenheiros de fábrica. Apenas significa que tomaram conhecimento da marca, ao mesmo tempo que se conseguiu o contacto. Pode ter sido por troca de um manual.


Também a marcação de reuniões com esses contactos são fundamentais, uma vez que faz parte do processo de venda.

  • marcações de reuniões / almoços com o representante comercial, por semana.

No processo comercial, depois do vendedor conhecer a fase de compra, é KPI:

  • quantas demonstrações de equipamentos foram feitas por mês.

 

Estes 3 indicadores devem ser chave para a existência da empresa. Sem produtividade, performance destas actividades o negócio não pode prosperar, não vende.

Existe depois os indicadores de taxa de conversão. Mas nesta fase, a empresa focar mais em dar-se a conhecer.

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