[vc_row full_width=”stretch_row” column_spacing=”50″ parallax=”content-moving” tablet_fullwidth_cols=”yes” css=”.vc_custom_1538238612925{margin-top: 75px !important;margin-bottom: 120px !important;}”][vc_column width=”2/3″ css=”.vc_custom_1538238598368{padding-left: 50px !important;}”][vc_column_text]Instalar o Google Analytics no WordPress é obrigatório.

Conheça as 3 alternativas mais comuns de o introduzir no website:
[/vc_column_text][vc_message message_box_style=”outline” style=”round” message_box_color=”grey” icon_fontawesome=”fa fa-wordpress” css=”.vc_custom_1539333641106{margin-top: 25px !important;margin-bottom: 25px !important;}”]

#1 Código direto

Em vez do Plug In existem programadores que preferem desta forma. Inserir o código nem é dificil.[/vc_message][vc_message message_box_style=”outline” style=”round” message_box_color=”grey” icon_fontawesome=”fa fa-wordpress” css=”.vc_custom_1539462951082{margin-top: 25px !important;margin-bottom: 25px !important;}”]

#2 Plugins

Um plugin especificamente para o wordpress é muito usado por muitos designers, embora não seja a ideal.[/vc_message][vc_message message_box_style=”outline” style=”round” message_box_color=”grey” icon_fontawesome=”fa fa-wordpress” css=”.vc_custom_1539462991272{margin-top: 25px !important;margin-bottom: 25px !important;}”]

#3 Google Tag Manager

Embora através de um plugin para o Google Tag Manager, esta é forma preferida pelos pros dos analytics.[/vc_message][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” css=”.vc_custom_1528724836688{padding-top: 100px !important;padding-bottom: 100px !important;background-color: #c6ceff !important;}”][vc_column width=”5/6″][vc_custom_heading text=”O que pode medir com o Google Analytics?” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1539190438751{padding-bottom: 30px !important;}”][vcex_feature_box heading=”” img_size=”medium” content_width=”55%” media_width=”15%” tablet_widths=”fullwidth” phone_widths=”fullwidth” image=”7067″]Eis o cerne da questão, se apenas pretende o Google Analytics como contador de visitas, basta inserir o código ou plugin com configuração básica. Mas se pretende mais dados como:

a escolha é o Google Tag Manager.

[/vcex_feature_box][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1538238132224{margin-top: 120px !important;margin-bottom: 120px !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_custom_heading text=”#1 Opção elementar : Código direto do Google Analytics no Editor” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1539334393537{padding-bottom: 15px !important;}”][vcex_feature_box heading=”” img_size=”medium” content_width=”70%” media_width=”30%” tablet_widths=”fullwidth” phone_widths=”fullwidth” image=”26169″]Segundo as instruções do Google Analytics, o programador deve inserir o código logo debaixo do <Head>.  Essa instrução está nas “Propriedades” e no “Tracking Code”, dentro do Global Site Tag.

No wordpress, o código é inserido: Aparência -> Editor -> abrir o Header e inserir o código de acodo com instruções, e gravar.

 

[/vcex_feature_box][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” css=”.vc_custom_1524673619488{padding-top: 75px !important;padding-bottom: 75px !important;background-color: #f2f2f2 !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Precisa de ajuda para instalar o Google Analytics?

Marque uma reunião para ajudar a entender o potencial do seu website:

[su_list icon=”icon: check-square” icon_color=”#038908″]

[/su_list][/vc_column_text][vc_cta h2=”Liga já ao Especialista Google Analytics” h2_font_container=”font_size:26″ h2_google_fonts=”font_family:Fjalla%20One%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal” color=”black” add_button=”right” btn_title=”Contacta-me” btn_style=”3d” btn_color=”peacoc” btn_size=”lg” btn_align=”center” use_custom_fonts_h2=”true” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fmarcacao-de-reuniao-questoes%2F||target:%20_blank|”]Na reunião de apresentação configuro o Google Analytics Essêncial.[/vc_cta][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1539190611325{margin-top: 120px !important;margin-bottom: 120px !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_custom_heading text=”#2 Instalar PlugIns de Google Analytics no WordPress” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1539334497165{padding-bottom: 30px !important;}”][vc_column_text]A primeira coisa que tem que saber, é que nem todos os Plugins se comportam da mesma maneira com os Temas WordPress. Existem códigos com instruções contraditórias e incompatibilidades.

Se pesquisar nos Plugins pelo termo “Google Analytics”, destacam-se 2 plugins com mais de 1 milhão de instalações, com atualizações recentes e com avaliações entre 4 a 5 estrelas.[/vc_column_text][vc_single_image image=”26368″ style=”vc_box_shadow_border” css=”.vc_custom_1539190503012{padding-top: 20px !important;padding-bottom: 20px !important;}”][vc_column_text css=”.vc_custom_1539463582884{margin-top: 30px !important;}”]

Google Analytics by ExactMetric

Tal como quase todos outros plugins de google analytocs, existem as medições standard:

Mas adicionalmente permite:

Adicionalmente permite os seguintes eventos:

Permite as seguintes dimensões:

Como pode entender é bastante extensivo.

 


Google Analytics by MonsterInsights

Este plugin conta com mais de 15 milhões de instalações, conta com mais funcionalidades que o plugin anterior. Para o conhecer melhor, é recomendado visitar o website deles.

Vantagens e desvantagens.

É muito bom, mas muitos utilizadores tem-no acusado de ser intrusivo, e depois existem muitas funcionalidades que dependem do pagamento de um fee anual.

 


Outras opções

Existem opções como o Analytify,  que não tendo experimentado, me parece ser muito boa. O que chamou a atenção é a elevada taxa de satisfação.

Também existe o Google Analytics de Jeff Starr, …, normalmente olho para quando foi a última atualização, quantos downloads, informações, rating.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row_content” css=”.vc_custom_1526390166645{padding-top: 30px !important;background-color: #193959 !important;}”][vc_column][vc_custom_heading text=”Consultoria Google Analytics” font_container=”tag:h2|text_align:center|color:%23ffffff” google_fonts=”font_family:Fjalla%20One%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal” css=”.vc_custom_1539334539604{padding-top: 30px !important;}” link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fgoogle-analytics%2Fconsultor%2F|||”][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row_content” gap=”20″ css=”.vc_custom_1538239927378{padding-top: 30px !important;background-color: #193959 !important;}”][vc_column width=”1/3″][vcex_icon_box style=”two” heading=”Garantia dados Limpos” icon=”fa fa-magic” heading_color=”#ffffff” icon_color=”#ffffff” icon_size=”50″ icon_border_radius=”50%” icon_background=”#b1cbe0″][/vcex_icon_box][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vcex_icon_box style=”two” heading=”Registo de Eventos” icon=”fa fa-share” heading_color=”#ffffff” icon_color=”#ffffff” icon_size=”50″ icon_background=”#b1cbe0″ icon_border_radius=”50%”][/vcex_icon_box][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vcex_icon_box style=”two” heading=”Dimensões e KPIs” icon=”fa fa-signal” heading_color=”#ffffff” icon_color=”#ffffff” icon_size=”50″ icon_background=”#b1cbe0″ icon_border_radius=”50%”][/vcex_icon_box][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row_content” css=”.vc_custom_1538240057513{padding-top: 30px !important;padding-bottom: 100px !important;background-color: #193959 !important;}”][vc_column width=”1/3″][vcex_icon_box style=”two” heading=”Segmentação” icon=”fa fa-grav” heading_color=”#ffffff” icon_color=”#ffffff” icon_size=”50″ icon_background=”#b1cbe0″ icon_border_radius=”50%”][/vcex_icon_box][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vcex_icon_box style=”two” heading=”Relatórios e Dashboards” icon=”fa fa-qrcode” heading_color=”#ffffff” icon_color=”#ffffff” icon_size=”50″ icon_border_radius=”50%” icon_background=”#b1cbe0″][/vcex_icon_box][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vcex_icon_box style=”two” heading=”Otimizações e Personalizações” icon=”fa fa-wrench” heading_color=”#ffffff” icon_color=”#ffffff” icon_size=”50″ icon_border_radius=”50%” icon_background=”#b1cbe0″][/vcex_icon_box][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” css=”.vc_custom_1538241088433{margin-top: 150px !important;}”][vc_column][vc_custom_heading text=”#3 Configurar o Google Analytics através do Google Tag Manager” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1539334736665{padding-top: 30px !important;}”][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1538241281522{margin-bottom: 120px !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text css=”.vc_custom_1539463731969{padding-bottom: 20px !important;}”]

3.1  Vantagens do Google Tag Manager

 

Existem várias vantagens. Se é um marketeer que não quer depender tanto de um programador, ou se quer ter todas as configurações numa consola. Como Pro dos Analytics a regra geral é preferir o Google Tag Manager

Veja mais >>

[/vc_column_text][vc_single_image image=”26380″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1538241269838{margin-bottom: 120px !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text css=”.vc_custom_1539463753988{padding-bottom: 20px !important;}”]

3.2 Como instalar o Google Tag Manager (antes do GA)

 

O código do Google Tag Manager (GTM) é o que vai ser diretamente instalado no website. Depois insere o código do Google Analytics na consola do GTM.

3.2.1 Normalmente uso o Plugin: DuracellTomi’s Google Tag Manager for WordPress

Tem uma excelente avaliação, dispõe de várias funcionalidades. Para além de permitir acessibilidade básica, também permite:

  • detectar o browser / equipamento e sistema operativo
  • o tempo (beta)
  • eventos media player (como o youtube)
  • scroll tracking
  • google ads remarketing
  • integração com woocomerce
  • integração com formularios (standard Form 7)

Informação importante -> pedir ao programador para colocar o hosting em versão acima PHP 7.0

[/vc_column_text][vc_single_image image=”26376″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1538241254520{margin-bottom: 120px !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

3.3  Instalar o Google Analytics dentro do GTM

 

Para instalar o Google Analytics, apenas basta configurar o Tag específico do Google Analytics e inserir o código do google analytics (exemplo: UA-52447-1), e indicar que é para todas as páginas.

Depois de publicar, o Google Analytics fica a funcionar. Veja no Real Time, visite o website, e verá a página que visitou.

Tal como nas outras opções (código e plugin GA), para assegurar que as implementações e configurações estão correctas, deverá contactar um profissional.

O Google Analytics é um programa que deve ser customizado de acordo com cada website ou app. A Google apenas fornece os meios para que a medição do desempenho do website seja possível.

 

[/vc_column_text][vc_single_image image=”26377″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_cta h2=”Liga já ao Especialista Google Analytics” h2_font_container=”font_size:26″ h2_google_fonts=”font_family:Fjalla%20One%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal” color=”black” add_button=”right” btn_title=”Contacta-me” btn_style=”3d” btn_color=”peacoc” btn_size=”lg” btn_align=”center” use_custom_fonts_h2=”true” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fmarcacao-de-reuniao-questoes%2F||target:%20_blank|”]Ajudo as empresas a orientar marketing onde ele é mais rentável.[/vc_cta][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row]