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Qual a proporção correcta de custos entre as Vendas e Marketing?

É um desafio que se coloca aos gerentes das pequenas empresas, quer em termos de custos, quer em termos de numero de pessoas (internos e externos). Poucas pequenas empresas que temos abordado fazem a distinção entre Vendas e Marketing. A principal causa é porque normalmente as vendas e marketing são a mesma Direcção.

Em termos de gestão está incorrecto, porque equivale a colocar um mecânico na oficina a fazer reparações eletricas de automóvel. Ele sabe onde está tudo, mas não entende os principios avançados do marketing.

goodi equilibrio vendas e marketing

Alinhamento das Vendas e Marketing

A nossa recomendação é separar as Vendas do Marketing, mesmo que coloque o Marketing em outsourcing. Existindo limitações orçamentais, poderá implicar reduzir a força de vendas, para introduzir o marketing. Por exemplo, com uma força de vendas de 4 vendedores, passaria a ter 3 vendedores e 1 marketeer, os custos seriam os mesmos, e as vendas aumentariam em 20%, quer dizer que está no bom caminho. Aqui chamamos a atenção para as funções do marketeer, não é canalizar os gastos em publicidade, é muito mais.

 


Indicador Pós Vendas

A gestão das expectativas é uma função essencial do marketing. Se este gerar demasiadas expectativas, o vendedor terá tendência para acompanhar a jogada, pois ele ganha comissões e é a tendência comportamental. No médio prazo o mercado deixa de acreditar nas mensagens de marketing e das vendas. A avaliação da satisfação do cliente é importante para a empresa não se deixar embarcar num alinhamento contra ela.

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