Qual o Custo de Aquisição de Leads?

A determinação do custo de aquisição de um lead não é universal. Veja a forma simplificada de compreender o calculo.
leads aceites pela vendas

COMO CALCULAR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE LEADS DO NEGÓCIO 

É normal saber quanto é que custou cada lead por meio e por campanha, para saber qual foi o respetivo retorno, para decidir se continua, se otimiza ou se larga a campanha.

Clique para ampliar as imagens de exemplo básico:

 

FASES DE CALCULO

O calculo pode ser determinado em 3 fases, custo de aquisição, o custo dos leads aceite pelas vendas e finalmente o custo para efeito de calculo de retorno do investimento no marketing (ROMI).

 

COLETA DE DADOS

No meio digital é prática corrente ir ao relatório de Aquisições do Google Analytics, e contar os novos visitantes e por cada meio e campanha. Para que a coleta de dados seja feita com fiabilidade é recomendado um profissional certificado e com experiência.

Existem mais técnicas de coleta de dados, como a atribuição dos telefonemas ou flyers com código promocional identificativo.

 

VALORAÇÃO DO CUSTO DE AQUISIÇÃO DE LEADS

A valoração deve contar com todos os fatores possíveis. Por exemplo numa campanha para o email marketing:

> deve-se valorizar as horas dos funcionário que se dedicaram à campanha (por exemplo usar o Toggle);

> distribuir a mensalidade da plataforma de mail marketing pelas campanhas do mês;

> distribuir de acordo com a modelo de atribuição da empresa os conteúdos, com o valor das imagens e infográficos incluídos;

ACOMPANHAMENTO DO CUSTO DE AQUISIÇÃO DE LEADS

É pressuposto que a organização siga um plano, estratégia, e por isso deve possuir as ferramentas adequadas para acompanhar os Leads, é normal que seja o CRM. Aqui, mais uma vez o conceito de atribuição é importante, pois em ciclos de compra muito longos, é necessário saber esperar pelo Momento da Verdade.

Para quem : para o marketeer

Periodicidade : depende do tipo de industria, do diário ao mensal

Fontes : para o Digital, usar o Google Analytics

Estatística :  comparar com períodos anteriores, valores da indústria se é que existem no Brasil ou em Portugal, analisar contra indicadores internos como o Customer Lifetime Value.

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