skip to Main Content

O QUE NOS DISTINGUE

Sem duvida que a cultura influencia o sucesso de um País, o sucesso de uma Empresa, ou mesmo o sucesso de uma equipa de futebol. Vejamos quais são as principais diferenças culturais estes povos, e que estendemos a interpretação aos gestores dos respectivos países, aproveitando para divulgar o http://geert-hofstede.com/ – a fonte dos dados.

 

Como ser um gestor mais alemão :

socialPoder da Distancia –  os gerentes portugueses distanciam-se da sua equipa. Apesar do feitio tido como menos simpático dos germânicos, estes demonstram maior preocupação com o se passa com os seus funcionários, e a opinião dos funcionários é normalmente tida em consideração.

political_5-512Individualismo – ao contrario do que se pensa os portugueses são mais colectivistas que os alemães, e esta é a única diferença a favor dos Portugueses, e que por isso os portugueses devem evitar imitar os alemães.

Helmet-BlackMasculinidade – a menor competitividade ou ambição, para além de ser reflexo de um comportamento mais amorfo,  na nossa opinião também é um reflexo da perseguição aos voluntariosos e aos ambiciosos, muitas vezes tornam-se alvos a abater nas empresas portuguesas. Será que como gerente é permeável a insinuações? você quer ganhar a sua concorrência?

tecnologicalEvitabilidade da Incerteza – os portugueses evitam a incerteza, não querem correr riscos.  Tem sido uma das principais acusações efectuada aos gestores portugueses.

 

world-economy-512Pragmatismo – se conseguir tornar num gestor mais pragmático vai conseguir alcançar melhores resultados para a sua empresa. Enquanto um gestor Português é mais normativo, na Alemanha existe maior racionalidade nas decisões.

law-balance-icon-0Indulgencia – incrivelmente até existe mais indulgencia nas empresas Alemãs do que nas Portuguesas, promova ações que combatam o cinismo e o pessimismo.

 


Back To Top